Rotary e a Política - Período Eleitoral

Postado em: 03 de Outubro de 2018 por Rotary Club de Juiz de Fóra-Norte

José Henrique da Silva, do Rotary Club Juiz de Fora Distrito Industrial, realizou uma orientação neste período que antecede o primeiro turno das eleições, que acontece em todo Brasil no próximo domingo, 7 de outubro. A orientação tinha como temática central "O Papel do Rotary no Período Eleitoral".

José Henrique lembra que, embora apartidário, ou seja, que não pode apoiar nenhum partido político ou candidato, o Rotary International tem como política a escolha criteriosa de seus próprios dirigentes e associados e, portanto, está também atento às questões que afetem a população nos mais diversos sentidos, visando sempre a ética e o bem comum.

Segundo a própria Cartilha Rotária, deve-se participar da política no bom sentido do termo, dando o testemunho de autêntico rotariano. No entanto, em se tratando de politicagem, seria melhor abster-se, pois seria desinteressante de acordo com a filosofia do Club.

Entretanto, todo rotariano e não-rotariano deve exercitar seu direito -e dever- de cidadania da mesma forma: "pesquisando atentamente a vida pregressa de seus candidatos, mormente no aspecto ético, que diz respeito aos valores morais, votando naquele candidato que reunindo esses requisitos que vai fazer o melhor para o seu país, estado e município", ressalta José Henrique.

Localizar site dos clubes